segunda-feira, 27 de abril de 2009

CASACO REDONDO



---------- Forwarded message ----------
From: luciana fernandes <lu_fernandes75@yahoo.com.br>
Date: 2008/7/20
Subject: {Amigas_do_Crochê} contribuição;CASACO REDONDO
To: "amigas_do_croche@googlegroups.com" <amigas_do_croche@googlegroups.com>


  MENINAS EU ACHEI LINDO O CASACO , EU RECEBI DE OUTRO GRUPO,MAIS ACHO QUE EU  NÃO SEI TRABALHAR COM 3 AGULHAS.QUEM TIVER ALGUMA DICA SERÁ BEM VINDA.BEIJOS                   

  Casaco Catavento, modelo infantil

Tamanho único para bebês e até 4 anos


Este casaco tem diversas características excelentes: é tecido em agulhas circulares e não tem qualquer costura quando pronto. Pode ser usado por um bebê entre 6 e 9 meses e servirá nessa criança até 3 a 4 anos. Para vestir um bebê, o casaco pode ser usado com uma gola grande que também pode servir de capuz, à medida que a criança vai crescendo. Para uma criança maior o casaco pode ser enrolado em volta, ficando com uma gola menor, desse modo o casaco serve mais como um bolero. As mangas de punhos longos são usadas enroladas para o bebê e vão sendo desdobradas à medida que ele cresce.

http://photos1.blogger.com/blogger/1772/2181/400/Pizza.0.jpg


7 novelos de Peruvian Collection Highland Wool in cores à sua escolha, ou conforme usado no modelo, em ordem a partir do centro para a borda:

n. 1 - 100 Natural – 1 novelo

n. 2 - 1300 Lime Ice – 1 novelo

n. 3 - 1256 Celery – 1 novelo

n. 4 - 1557 Dried Herb – 2 novelos

n. 5 - 1349 Victorian Rose – 1 novelo (rosa)

n. 6 - 727 Spiced Wine – 1 novelo (vinho)

n. 7 - 2124 Oxblood – 1 novelo (vermelho)


Agulhas de ponta dupla n. 4,5 - 5 e 5,5 mm.

Agulhas circulares n. 5.5 de 40 cm e 60 cm.

Marcador de pontos.

2 agulhas auxiliares.

Fio de sobra


Tensão: 18 p. e 24 carreiras = 10cm / 4" on 5.5mm (US 9) agulhas.

INSTRUÇÕES:

Com três agulhas de pontas duplas n. 5.,.5 mm e a primeira cor (natural), montar 8 p. Colocar 2 p. na 1a agulha, 4 p. na 2a agulha, e 2 p. na 3a agulha.

1ª volta: Fechar, completando uma volta, tomando cuidado para não torcer os pontos. Tecer na frente e na parte de trás de cada ponto -16 p. na volta, marcar o início da volta com um marcador de pontos, deslocando-o para cima a cada volta nova.

2ª volta e todas as voltas pares: em meia.

3ª volta: laç.*2m, laç.*Repetir até o fim da volta, fazendo sempre a última laçada em cada agulha. (6 p. na 1a agulha; 12 p. na 2a agulha; 6 p. na 3a agulha).

5ª volta: laç.*3m, laç.*, Repetir até o fim da volta. (8 p. na 1a agulha; 16 p. na 2a agulha; 8 p. na 3a agulha).

7ª volta: laç.*4m, laç.*, Repetir até o fim da e volta. (10 p. na 1a agulha; 20 p. na 2a agulha; 10 p. na 3a agulha).

9ª volta: laç.*5m, laç.*, Repetir até o fim da volta. (12 p. na 1a agulha; 24 p. na 2a agulha; 12 p. na 3a agulha). Mudar para a segunda cor (Lime Ice) na 10a volta.

Mudar para agulhas circulares quando precisar. Ao mudar de cor, acrescentar a nova cor, amarrar a nova cor à anterior, para não perder a última laçada.

Continue a fazer os aumentos desta maneira, mudando de cor de 10 em 10 voltas.

Mudar para agulhas circulares mais longas conforme o necessário.

Continuar até atingir 18 p. entre os aumentos.

Volta seguinte: Tecer o primeiro grupo de 18 pontos e e a laçada da volta anterior, colocar o segundo grupo de 18 pontos em uma agulha auxiliar, juntar um novo e montar 18 pontos, usando a montagem provisória – veja abaixo a montagem provisória nas instruções (mais tarde, isso formará a manga), acrescentar fio e continuar tecendo mais 4 grupos de 18 pontos, mais as laçadas da volta anterior, passar os 18 pontos seguintes para uma agulha auxiliar, acrescentar fio e montar 18 pontos usando a montagem provisória, tecer os últimos 18 pontos e a laçada da volta anterior.

Continue neste ponto, aumentando e mudando de cor a cada 10 voltas, até atingir 24 pontos em cada seção.

Mudar para o ponto seguinte:

1 volta em tricô.

1 volta em meia.

Repetir estas 2 voltas por 3 vezes.

Na última volta em meia, aumentar 1 p. em cada seção, tecendo na frente e na parte de atrás de um ponto. Repetir estas 6 voltas mantendo a troca de cor de 10 em 10 voltas.

Repetir este ponto até o tamanho desejado. O casaco do exemplo tem 70 voltas e 7 cores.



Montagem provisória


Com um agulha de crochê, uma agulha de tricô e um fio de cor contrastante, faça um nó corredio (slip knot).

Passar a agulha de crochê pelo nó corredio (slip knot) e mantê-lo diante da agulha.

Passar o fio em volta da agulha, a partir da esquerda por cima da ponta da agulha, e depois por cima da agulha de crochê e faça o ponto (o fio em torno da agulha é o ponto). (Achei isso tremendament econfuso. Sinceramente, não entendi.) Repetir até haver 18 pontos na agulha.

Passe estes pontos para a agulha auxiliar.

Estes pontos formarão os pontos para a outra metade da cava, quando necessário.


Margem com alças:


A margem é tecida com agulhas n. 4,5. Tecer 6 carreiras de rabo-de-gato com 3 pontos e depois pegar esses 3 pontos juntamente com os 3 pontos seguintes do casaco.


Explicação detalhada: rabo-de-gato com 3 pontos. Com 2 agulhas de duas pontas, montar e tecer 3 pontos, sem virar o trabalho, passa estes 3 pontos sem fazer para a extremidade da agulha, puxar o fio da esquerda para a direita por trás dos pontos e tecê-los novamente. Repetir até completar 6 carreiras.

Quando terminar as 6 carreiras, pegar os 3 pontos da agulha de duas pontas e colocá-los em cima dos 3 pontos seguintes da peça. A lã ainda continua à esquerda. Puxar a lã para a direita por trás dos pontos e tecer juntos o 1o ponto da agulha de duas pontas e o 1o ponto da peça principal. Repetir com todos os 3 pontos. Depois de feito isto, você vai ficar com 3 pontos na agulha de duas pontas. Isto irá formar a alça de rabo-de-gato seguinte.


Continue assim até pontos are acabarem. Puxe o fio por dentro do último ponto e esconda a ponta.


Mangas:


Com cor n. 4 (Dried Herb) e agulhas 5,5 de duas pontas, pegar os 18 pontos de cada lado da cava (36 p. para cada manga). Colocar um marcador de pontos no início da volta. Tecer 8 voltas e depois diminuir desta maneira: 1 mate simples nos 2 primeiros pontos, continuar em meia até os 2 últimos pontos da volta, 2j em meia.

Continuar com esta diminuição de 8 em 8 voltas 2 vezes mais.

Mudar para agulhas n. 5 e tecer em ponto de sanfona 1 x 1, até a manga atingir 30 cm (12 in.)

Arrematar.

Esconder as pontas.



Casaco Catavento, modelo adulto


A versão para adultos do casaco Catavento redondo é tecida de modo idêntico ao modelo infantil acima. Este modelo pode ser adaptado com facilidade ara servir em qualquer tamanho. Como foi mostrado, o casaco serve para os tamanhos P, M e G. Assim como a versão infantil, ele também pode ser usado de duas maneiras – conforme mostrado acima, com a parte mais comprida do círculo abaixo das mangas, visual mais formal (chique), ou com a parte mais curta do círculo abaixo das mangas, para um visual casual, tipo jaqueta.


Material:


15 novelos de Peruvian Collection Highland Wool em cores da sua escolha, ou as usados no modelo, em ordem a pado cento para a beirada:

n. 1 -1068 Tranquil Lagoon – 1 novelo

n. 2 - 741 Violet Heather – 1 novelo (violeta)

n. 3 – 1012 Dusky Purple – 1 novelo (roxo)

n. 4 - 743 Grape Heather – 5 novelos (uva)

n. 5 - 402 Oxford Grey Heather – 2 novelos (cinza)

n. 6 - 404 Charcoal Heather – 2 novelos (carvão)

n. 7 – 500 preto – 3 novelos.


5 mm (US 8) e 5.5 mm (US 9) agulhas de duas pontas.

5.5 mm (US 9) circular agulhas 40 cm, 60 cm e 80 cm (16" ,24"e 32").

Marcador de pontos, 2 agulha auxiliares, fio de sobra.


Tensão: 18 p. e 24 carreiras = 10 cm, agulhas n. 5,5mm.

NSTRUÇÕES:


Com três agulhas de pontas duplas n. 5,5 mm e a primeira cor (Tranquil Lagoon), montar 8 p. Colocar 2 p. na 1a agulha, 4 p. na 2a agulha, e 2 p. na 3a agulha.

1ª volta.: Fechar, completando uma volta, tomando cuidado para não torcer os pontos. Tecer na frente e na parte de trás de cada ponto - 16 p. na volta, marcar o início da volta com um marcador de pontos, deslocando-o para cima a cada volta nova.

2ª volta. e todas as voltas pares: em meia.

3ª carr.: *2m, laç.*Repetir até o fim da volta, fazendo sempre a última laçada em cada agulha. (6 p. na 1a agulha; 12 p. na 2a agulha; 6 p. na 3a agulha).

5ª volta.: *3m, laç.*, Repetir até o fim da volta. (8 p. na 1a agulha; 16 p. na 2a agulha; 8 p. na 3a agulha).

7ª volta.: *4m, laç.*, Repetir até o fim da e volta. (10 p. na 1a agulha; 20 p. na 2a agulha; 10 p. na 3a agulha).

9ª volta.: *5m, laç.*, Repetir até o fim da volta. (12 p. na 1a agulha; 24 p. na 2a agulha; 12 p. na 3a agulha).


Mudar para agulhas circulares quando precisar. Continue a fazer os aumentos desta maneira, mudando de cor de 18 em 18 voltas. Quando mudar de cor, acrescente a nova cor, amarre a nova cor à anterior para não perder a última laçada.

Mudar para agulhas circulares mais compridas conforme o necessário.

Continue até alcançar 30 p. entre os aumentos.

Volta Seguinte: Tecer o primeiro grupo de 30 pontos e a laçada da volta anterior, colocar o segundo grupo de 30 pontos em uma agulha auxiliar, juntar um novo novelo e montar 30 pontos, usando a montagem provisória – veja abaixo a montagem provisória nas instruções (mais tarde, isso formará a manga), acrescentar outro novelo e continuar tecendo mais 4 grupos de 30 pontos, mais as laçadas da volta anterior, passar os 30 pontos seguintes para uma agulha auxiliar, acrescentar fio e montar 30 pontos usando a montagem provisória, tecer os últimos 30 pontos e a laçada da volta anterior.

Continuar neste ponto, aumentando e mudando de cor a cada 18 voltas, até atingir 42 pontos em cada seção.


Mudar para o ponto seguinte:

Tricô: 1 volta.

Meia: 1 volta.

Repetir essas 2 últimas voltas 3 vezes.

Na última volta em meia, aumentar 1 p. em cada seção, tecendo na frente e na parte de atrás de um ponto. Repetir estas 6 voltas mantendo a troca de cor de 18 em 18 voltas.
Repetir este ponto até o tamanho desejado. O casaco do exemplo tem 126 voltas e 7 cores.


 

Alternate cor loopy edge on adult sweater:


A borda é tecida com agulhas n. 5. Teça 12 carreiras de rabo-de-gato nos 3 primeiros pontos usando preto e depois mais 12 carreiras de rabo-de-gato nos 3 pontos seguintes usando roxo.

Faça a carreira em preto do rabo-de-gato junto com os 3 pontos seguintes da peça e depois repita o procedimento com o roxo nos 3 pontos seguintes. Continue alternando as cores até os 3 últimos pontos,teça o rabo-de-gato, arremate esses pontos e costure no lugar.


Rabo-de-gato com 3 pontos: com as agulhas de duas pontas, 3 pontos em meia, passar esses 3 pontos para a extremidade da agulha, puxar o fio para a esquerda, bem apertado por trás dos pontos, e tecê-lo novamente. Repetir até completar 12 carreiras.


Mangas:


Com cor n. 4 (Grape Heather) e agulhas de duas pontas n. 5.5, pegar os 30 pontos de cad lado da cava. Tecer 10 voltas e diminuir da seguinte maneira: nos 2 primeiros pontos: ssk, em tricô ateé os 2 últimos pontos a volta, 2j e meia.

Continue a fazer essa diminuição de 10 em 10 volta, 6 vezes mais.

Tricote direto até a manga ficar com 43 cm.

Os punhos são tecidos dando a aparência de cordões de tricô: 1 volta em tricô, 1 volta em meia.

Na 1a e na 5a voltas em tricô, aumente 1 ponto 3 vezes, distribuídos uniformemente pela volta. Procure desencontrar onde houver aumentos. Continue sem alterações até a manga alcançar o tamanho desejado. A manga da gravura tem 48 cm. Arremate em tricô, fazendo uma volta toda em tricô. Isso forma uma margem bem acabada.


Esconda as pontas.


Abreviaturas:

ssk passar 2 p. separadamente para a agulha d direita como se fosse pegá-los em meia, depois pegar os 2 p. juntos em meia passando as agulhas da esquerda par a direita